O que voce achou do meu blog? Participe da minha pesquisa! Clique para responder

Resenhas rápidas: mães

I, Tonya

filme, 2018
dir. Craig Gillespie

Tipo de mãe: horrenda, violenta, muito exigente. 

Agride a filha porque acha que assim “está criando uma campeã”. O que Tonya aprende com ela? Que violência é amor, portanto tudo bem ser agredida pelo marido abusivo. Ela se torna uma patinadora foda, mas porque busca no público a aprovação e o amor que nunca recebeu da mãe. Claro que não recebe esse amor. Cai em desgraça por ser uma caipira grosseirona, que nunca se encaixou no ideal de mulher elegante e delicada que esperam de uma patinadora artística digna de representar os Estados Unidos.

Lady Bird

filme, 2017
dir. Greta Gerwig

Tipo de mãe: muito crítica, não respeita o espaço da filha; ama, mas não demonstra afeto.

A jovem Lady Bird, que inclusive recusa o nome dado pelos pais, vê na mãe um obstáculo para seus desejos e aspirações. Quer estudar em Nova York, “onde a cultura está”, mas a mãe impõe barreiras: a família não tem condições de pagar, suas notas não são o suficiente, melhor estudar na universidade da cidade, para continuar por perto. Ela acredita estar fazendo tudo pela filha (menos escutar), e a considera uma egoistinha, para quem nada nunca é o suficiente. Lady Bird acaba indo estudar longe, e a distância ajuda a colocar as coisas em perspectiva. No final das contas, sua mãe é apenas uma pessoa tentando fazer o seu melhor, apesar de falhar tanto. Ou seja, humana.

Mother!

filme, 2017
dir. Darren Aronofsky

Tipo de mãe: fraca, passiva, submissa. 

No filme, Jennifer Lawrence representa a Terra, ou a mãe natureza, sujeita aos caprichos do marido, que representa Deus. Não consegue proteger seu espaço do bando de malucos que o marido constantemente convida para dentro de casa. Anda de um lado para o outro choramingando e pedindo para que não sentem na pia. Ninguém a ouve, ninguém a respeita. Tão fraca que não consegue proteger o próprio bebê, que é retalhado e comido vivo pelos fanáticos que invadem sua casa e sua vida.

Escritora, ilustradora, ilusionista. Conto quem eu sou um livro por vez.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar

Receba novos posts por email

Saiba em primeira mão quando tiver leitura nova por aqui, beibe

Visite minha loja

Apoie

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Minha central de newsletters