Bobagens Imperdíveis: Teoria Belchior

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[indicações e leitura complementar]

Belchior no programa MPB Especial, da TV Cultura, em 1974: https://bit.ly/2X6M6jb

Entrevista de Belchior para a Revista Top, em 1976: https://bit.ly/3cJSh38 

Tese de doutorado com a análise discursiva das músicas de Belchior e comparação com as músicas de Caetano: https://bit.ly/3dWjQXd 

Biografia “Belchior: apenas um rapaz latino-americano”: https://amzn.to/2ZfyJA3 (ebook: https://amzn.to/2LHgH1i)

Artigo “O Belchior que a crítica vulgar não viu”: https://bit.ly/2zK9ACT 

Entrevista de Belchior em 2005: https://bit.ly/2WEnAXI 

Trilha sonora do episódio: https://bit.ly/36ao8rj e Dan Lebowitz

*** eu não ganho nada para indicar os livros que gosto de ler. Mas os links para os livros são patrocinados. Significa que, se você comprar os livros por meio desses links, ajuda este podcast a se manter. Obrigada! ***

Escritora, ilustradora, ilusionista. Conto quem eu sou um livro por vez.

1 comments On Bobagens Imperdíveis: Teoria Belchior

  • Gostei. Informativo e instigante.

    Despertou meu lado pesquisador. Seguem algumas outras fontes importantes, do início da carreira (todas da Hemeroteca digital da Biblioteca Nacional).

    “Mote e Glosa”, o primeiro LP do compositor/cantor, só gera uma menção na mídia nacional na década de 70: a crítica depreciativa do pesquisador musical José Ramos Tinhorão (“um hesitante compositor”).
    “Jornal do Brasil”, 1/7/1974, número 84, página 28.
    http://memoria.bn.br/DocReader/030015_09/107141

    Em 1975, antes do sucesso, saiu esta breve entrevista para a revista “Movimento”, com mais uma crítica indireta a Caetano: “Quem canta só por cantar é passarinho”.
    “Movimento”, 25/8/1975, número 8, página 19.
    http://memoria.bn.br/DocReader/318744/199

    Longa entrevista para José Miguel Wisnik e Maria Rita Kehl, em junho de 1976, motivada pela repercussão positiva do lançamento de “Alucinação”.
    “Movimento”, 7/6/1976, número 49, página 17.
    http://memoria.bn.br/DocReader/318744/1033

    Este mesmo LP, que lançou Belchior para o sucesso, foi considerado por Tárik de Souza o “manifesto mais lúcido já ouvido nos últimos tempos da MPB”.
    “Jornal do Brasil”, 9/6/1976, número 32, página 57, terceira coluna.
    http://memoria.bn.br/DocReader/030015_09/140190

    Sete dias depois, saía no mesmo jornal a famosa crítica de José Ramos Tinhorão, “A Alucinação (Infantil) de Belchior”, que qualificou a arte de Belchior como “musiquinha sertaneja americana”.
    “Jornal do Brasil”, 16/6/1976, número 69, página 25, terceira coluna.
    http://memoria.bn.br/DocReader/030015_09/142344

    Em 8 de agosto daquele ano, Belchior concedeu a Tárik de Souza uma longa entrevista.
    “Jornal do Brasil”, 8/8/1976, número 122, página 60.
    http://memoria.bn.br/DocReader/030015_09/145264

    E o resto é História.

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