Livros

ROMANCES

Cidades afundam em dias normais

ed. rocco, 2020

Neste romance ambientado no Cerrado, uma cidade passa décadas submersa dentro de um lago, até que uma seca severa revela suas ruínas; prato cheio para uma fotógrafa que tenta buscar, em meio a lobos-guará, memórias violentas e muros pichados a resposta para uma incômoda pergunta: o que faziam os habitantes do lugar enquanto aquele pequeno apocalipse se aproximava?

Se uma cidade inteira pode afundar, talvez a memória seja o único lugar onde podemos permanecer.

Disponível nas melhores livrarias.


Capa "As águas-vivas não sabem de si"

As águas-vivas não sabem de si

ed. rocco, 2016

Romance de estreia publicado pela Editora Rocco. Nem a 300m de profundidade no oceano é possível fugir de si. Uma aventura pela mente humana numa história com milhões de anos de desencontros, uma consciência que habita o oceano, mergulhadores, cientistas, criaturas marinhas, sereias e a solidão que mora na impossibilidade de nos comunicarmos.

O narrador algumas vezes se concentra não só no presente, mas também em ecos do passado, quase uma memória impressionista de um mundo que não existe mais, dando também um toque melancólico à vida dos mergulhadores.

— ERIC NOVELLO, ESCRITOR

Disponível nas melhores livrarias e bibliotecas.

CONTOS

Neuroses a varejo

independente, 2021

Desejos, pulsões, medos e uma boa dose de absurdo encontram-se na mistura dos quatro mundos insólitos presentes nesta coletânea de contos protagonizados por mulheres tentando, embora falhando no caminho, buscar uma solução para seus problemas surrealistas.

Em Neuroses a varejo temos apenas vislumbres, estilhaços de quatro vivências distintas, de quatro mulheres, de quatro patologias (não estou certo se podemos chamar sempre assim as situações às quais são submetidas), de quatro processos de reconhecimento e compreensão.

— BRUNO MATANGRANO, ESCRITOR, PROFESSOR, TRADUTOR E PESQUISADOR DE LITERATURA FANTÁSTICA BRASILEIRA

Capa "Pequenas Tiranias"

Pequenas tiranias

independente, 2015

Pequenas Tiranias é uma trilogia de contos com recortes absurdos sobre o cotidiano, mostrando as pequenas tiranias que moram no hábito, no trabalho, na espera pela sexta-feira, na necessidade de agradar e de fazer o que é esperado. Três histórias breves protagonizadas nem por grandes heróis nem por personagens com sede de transformação, mas por pessoas comuns presas às suas próprias escolhas e às terríveis exigências do senso comum.

O senso comum grita suas pequenas tiranias, e é nas entrelinhas desse dia-a-dia que a autora nos sugere um novo olhar sobre ele. 

— OLI MAIA, ESCRITOR

Hipersonia Crônica

independente, 2014

Jonatan é um gerente de projetos que começa a ter sérios distúrbios do sono que chegam a afetar a sua vida profissional. Ou seria o seu trabalho que estaria bagunçando seus sonhos? Não importa a ordem dos fatores; o que importa é que Jonatan fica preso em uma aventura perigosa que revira a sua cabeça – e começa a borrar os limites entre a realidade e a fantasia.

ENSAIOS

Bobagens Imperdíveis para atravessar o isolamento

independente, 2020

Isolamento não é uma novidade dos tempos de quarentena. Seja numa pandemia ou dentro de uma estação espacial, esta segunda coletânea de textos da autora vem como um antídoto contra a solidão, com reflexões, ideias e histórias sobre viver nessa época, sobre comunicação, ciência e o poder da imaginação.

A Terra continua a girar mesmo que não seja um dos assuntos mais comentados do momento. Pessoas continuam a fazer coisas incríveis, ainda que não estejam no centro das atenções. Não posso deixar a internet me fazer acreditar que acabou a esperança. Basta olhar para fora. E saber que a esperança existe quando escolho para onde quero olhar.

— TRECHO DA CRÔNICA “ENQUANTO A TERRA GIRA”

Bobagens Imperdíveis para ler numa manhã de sábado

independente, 2018

Leitura ideal para encaixar nas frestas mais apertadas do seu dia, este livro ilustrado reúne os melhores textos dos primeiros anos da newsletter Bobagens Imperdíveis, publicação semanal da autora entre 2014 e 2016.

Literatura, cinema, TV, ciências, política, internet, sociedade, a mente humana: com leveza, humor e profundidade, os textos de Bobagens levam os leitores para debater questões variadas, entre as esquisitices da vida real e as verdades das histórias inventadas.

Também disponível em Espanhol.

ZINES

Mulheres do Mar

independente, 2018

Uma história ilustrada e desdobrável sobre as mergulhadoras japonesas conhecidas como ama, que mergulham apenas com o ar dos pulmões para coletar frutos do mar. Uma profissão em extinção. Uma ode à importância dos trabalhos feitos à mão.

Impresso esgotado.


Trilogia Solitude

Independente, 2018

Uma trilogia de zines com histórias sobre solidão. Em Abandono, um copo de café com leite evidencia a solidão que transita na Rodoviária do Plano Piloto; em Invisível, uma brincadeira de esconde-esconde rompe as leis da Física; em Juntos, a solitária odisseia humana na Terra, e sua eterna busca por conexão.

Zine mensal vendida por assinatura. Impresso esgotado.


Bobagens Imperdíveis

Independente, 2017

Coleção de 12 edições de uma publicação mensal e impressa, todas escritas, ilustradas e produzidas pela autora. Cada edição passou por um tema diferente, como espaço, fotografia, tempo, evolução, criatividade e observação de pássaros, em diferentes linguagens: contos, ensaios, quadrinhos, ilustrações.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Coletânea Irmãs da Revolução

editora aleph, 2023

Uma antologia que reúne contos de 30 autoras do mundo todo, incluindo nomes como Octavia Butler, Ursula Le Guin e Nnedi Okorafor, organizada pelo casal Ann e Jeff Vandermeer.

Escrevi o conto A mulher que vestiu a montanha, exclusivo para a edição brasileira da coletânea


Revista Morel #8

editora IPSIS, 2023

Escrevi o conto Uma nova religião, com ilustrações do artista Wagner William.


Coletânea Meteotopia: Futures of Climate (In)Justice

cofutures & future fiction, 2022

Uma antologia de contos de ficção científica sobre emergência climática, escrita por autores de países como Brasil, Índia, Senegal, México, Nigéria e Filipinas.

Escrevi o conto Carranca, traduzido para o inglês e italiano.


Guarás: a outra margem

Autor: Felipe Castilho e Monaramis

independente, 2022

Uma HQ escrita por Felipe Castilho, com arte de Monaramis, com a história de lobos-guarás em uma busca que atravessa o reino dos sonhos e os perigos do mundo dos humanos.

Escrevi o posfácio Aos bichos de travessia.


A máquina do tempo

Autor: H. G. Wells

ed. darkside books, 2021

Um clássico da ficção científica mundial em uma edição especial com contos dos autores brasileiros Felipe Castilho, Ana Rüsche e Bráulio Tavares.

Escrevi o conto Irmãs Aranha.


Coletânea Superinteressante: Realidade Alternativa

ed. abril, 2018

Coletânea de contos de realismo fantástico publicados na revista, com histórias de autores como Samir Machado de Machado, Raphael Montes e Ana Paula Maia. Escrevi o conto Quando existiam as tartarugas.


Dragão Brasil #135

ed. jambô, 2018

Maior revista brasileira de RPG e cultura nerd. Escrevi o conto Devolvam meus heróis.


Coletânea Terra Suspensa

Independente, 2018

Uma antologia de contos fantásticos sobre o Planalto Central.

Escrevi o conto Última Parada.


Todas as cores

Autor: Bruno Leo Ribeiro

Independente, 2016

Livro sobre um publicitário negro do subúrbio carioca enfrentando dilemas, preconceitos e colecionando vacilos em sua escalada para ser bem-sucedido na carreira.

Escrevi o prefácio.


Trasgo #12

Independente, 2016

Revista de ficção científica e fantasia brasileira, em uma edição inteiramente escrita e editada por mulheres.

Escrevi o conto O que sonham as pílulas.


Ilustração "O Signo do Ácaro"

Traços #7

associação traços, 2016

Tradicional revista brasiliense que promove manifestações culturais e atua como projeto de reinserção social.

Escrevi o conto O signo do ácaro.


Capa "Outrofobia"

Outrofobia

Autor: Alex Castro

publisher brasil, 2015

Uma coletânea dos melhores textos militantes do autor, abordando racismo, feminismo, transfobia, privilégio.

Escrevi o prefácio.


As lendas de Dandara

Autora: Jarid Arraes

Independente, 2015

Um romance sobre a história não contada de Dandara dos Palmares, heroína negra brasileira.

Ilustrei a capa e fiz as ilustrações de cada capítulo.


Capa "Amor – Pequenas Estórias"

Coletânea Amor: pequenas estórias

confeitaria mag, 2014

Uma antologia ilustrada de textos sobre o amor, com histórias de autores como Clara Averbuck, Daniela Arrais e Juliana Cunha, com organização de Fabiane Secches.

Escrevi e ilustrei o conto Amada.


Capa "Universo Desconstruído"

Coletânea Universo Desconstruído

independente, 2013

Coletânea de contos de ficção científica feminista.

Organizei a antologia e escrevi o conto Eu, incubadora.