Ilustrações

conheça aqui meus principais trabalhos
em ilustração, caligrafia e design editorial


Folha de S. Paulo

Ilustrei a edição anual de serviços O melhor de São Paulo, de 2018, para a Folha de S. Paulo. Foram 44 ilustrações para representar uma imensa variedade de serviços, como academias, livrarias, lavanderias, transporte público e aplicativos de celular. A ideia foi dar vida a esses serviços para representar o enorme poder de São Paulo na prestação de serviços, e cada ilustração traz os personagens em ação, contando pequenas histórias visuais sobre trabalho.


Companhia das Letras

Ilustrei minha versão da personagem Lisbeth Salander para cards promocionais do livro O homem que buscava sua sombra, da série de livros Millenium, publicada pela Companhia das Letras.


Série de postais Planetas

Um trabalho no qual predominou a caligrafia: ilustrei cenários que remetessem a paisagens dos planetas do sistema solar. Também fiz o lettering, com frases que associassem conselhos de vida às características de cada planeta. No verso, um texto com pitadas de informação científica e a ideia de que o passeio àquele planeta do cartão postal foi real.


Livro Bobagens Imperdíveis

Bobagens Imperdíveis para ler numa manhã de sábado é um livro de bolso que reúne os melhores textos que escrevi entre 2014 e 2016, e foi lançado no final de 2018. O livro traz minhas ilustrações e letterings com trechos dos textos. Também fiz o projeto gráfico e a produção, a caligrafia, a fotografia e a composição da capa.


Mulheres do Mar

Zine escrita e ilustrada por mim, traz a história das mergulhadoras japonesas conhecidas como ama e é uma ode aos trabalhos artesanais. A zine é dobrável e aberta revela um pôster com uma cena de mulheres de 3 gerações mergulhando. A zine acompanhou ainda um adesivo com um simpático polvo e um cartão postal.


Zines Bobagens Imperdíveis

Aqui, algumas das capas ilustradas por mim para a zine impressa e mensal que escrevi, ilustrei e produzi durante o ano de 2017. Cada capa trazia uma brincadeira: com a zine fechada, a ilustração contava uma história; com a capa aberta, a ilustração se expandia, completando a mensagem da capa.


Calendário Lunar 2019

Um calendário para olhar mais para o céu e para dentro de nós mesmas. Ilustrei as divisórias do calendário, associando cada estação a uma fase do ciclo menstrual e a um elemento da natureza, já que a ideia do calendário é trazer informações sobre o ciclo feminino e o ciclo lunar. Também fiz a caligrafia dos meses e a ilustração do útero lunar dos 4 elementos. O projeto gráfico é da designer Natália Pery.


As lendas de Dandara

Fiz as ilustrações e a capa do romance da escritora Jarid Arraes, que resgata e reimagina a história da heroína brasileira Dandara dos Palmares.


Autorais

Ilustrações diversas. Clique para ampliar.


Orçamentos: ilustre@alinevalek.com.br