Minha Central de Newsletters

Pintura indiana antiga, retratando uma cena, em perspectiva bidimensional, de uma mulher com vestido roxo sentada sobre um tapete, escrevendo uma carta. A outra, atrás do que parece uma mesa, observa segurando algo que parece uma bandeira.
Mulher escrevendo carta de amor. Índia, cerca de 1800 D.C., artista desconhecido

Newsletters são mais do que cartinhas virtuais que você recebe por email. Newsletters são um espaço de respiro numa internet cada vez mais robotizada por algoritmos. Newsletters são pedaços de originalidade. São ferramentas poderosas de curadoria que ajudam a desbravar novos territórios na internet. São conversas.

Permitem que leitores e autores tenham um contato mais próximo. Permite liberdade de plataformas que restringem o conteúdo cada vez mais. Possibilitam que as pessoas leiam com calma, no seu tempo, sem que aquele conteúdo seja soterrado por uma enxurrada de raiva e propaganda.

Essa lista surgiu em 2016 como uma forma de organizar as newsletters que assino e facilitar o momento em que vou indicar as que mais gosto.

Esta é uma versão revisada, atualizada e ampliada, com um bocado de newsletters novas e uma porção de velhas conhecidas. Espero que aproveite para colher o máximo delas para a sua própria coleção!

Como navegar

  • As newsletters estão organizadas por ordem alfabética.
  • A ordem é por nome da autora/autor ou por título (quando é o caso de ter vários autores ou ser a newsletter de um site ou projeto).
  • No caso de newsletter escrita em outro idioma, há uma indicação entre parênteses.
  • Esta lista não é definitiva; representa as newsletters que são do meu conhecimento e estará em constante atualização.

A

– Ada. Newsletter semanal das minas do site Ada, focada em notícias sobre tecnologia, internet e mundo digital. (assine)

– Adão Iturrusgarai: Correio elegante do Adão. Semanalmente, o cartunista autor dos quadrinhos “Aline” envia crônicas sobre suas memórias. (assine)

– Adam Driver semanal. Uma newsletter que envia semanalmente uma foto do Adam Driver, simples assim. (assine)

– Alex Castro. Autor do livro “Outrofobia”, em sua newsletter o escritor traz textos militantes, pessoais, sobre arte, história, literatura, além de assuntos para reflexão. (assine)

– Alex Luna: Qualquer Coisa de Triste. Reflexões e crônicas do autor sobre temas diversos, de bebês a RPG. (assine)

– Aline Valek: Uma newsletter. Isso mesmo, minha newsletter! Com novidades quentinhas dos meus mundos internos, minhas recomendações, o que estou criando, escrevendo, o que me inspira. (assine)

 Amanda Palmer (em inglês). Notícias e os últimos trabalhos da cantora, escritas pela própria. (assine)

– Ana Rüsche. Newsletter da escritora e poeta, onde compartilha seu trabalho, textos pessoais, indicações de leituras e de eventos bacanas. (assine)

– Andrea Yagui. Newsletter mensal com reflexões sobre a vida de roteirista, aprendizados e indicações de filmes e séries, com acesso a downloads com dicas para escrever melhor. (assine)

– Anna Fagundes Martino. Anna Dixit. Uma das editoras da Dame Blanche, traz em sua newsletter conselhos práticos para quem quer escrever mas não sabe por onde começar. (assine)

– Anna Vitória Rocha: No Recreio. Textos pessoais com comentários sobre filmes, livros e músicas. (assine)

 Austin Kleon (em inglês). Autor do livro “Roube como um artista”, Austin traz em sua newsletter semanal uma seleção de links sobre arte, criatividade e assuntos relacionados. (assine)

B

– Bárbara Bom Angelo: Queria ser grande, mas desisti. Curadoria com indicações de leitura. (assine)

– Bárbara Morais: Buracos Negros e Revelações. Autora da trilogia “Anômalos”, sua newsletter trata sobre fantasia, ficção científica, terror e escrita. (assine)

– Beth Maiden: Little Red Tarot (em inglês). Reflexões sobre tarot e autoconhecimento. (assine)

– Bruna Andrade: Tentando ser uma pessoa (melhor). Textos pessoais e reflexões sobre ser mulher. (assine)

C

– Camila Freire: Coxia de Desconchavos. Uma newsletter com luto, sofrimento, redenção, lições de vida e muitos gifs. (assine)

– Carla Soares: Outra Cozinha. Um bate-papo com ideias sobre uma cozinha que é, acima de tudo, política: vegetarianismo, memória afetiva, ingredientes locais. (assine)

– Carol Vidal: Devaneios criativos. Um diário em que Carol compartilha seu processo criativo, com textos sobre literatura e escrita. (assine)

– Carolina Fiuza: Viver é isso, Clarice? Tradutora, Carolina traz em sua newsletter textos pessoais sobre sentimentos, músicas, livros e indicações de links. (assine)

– Cíntia Reinaux: Vida de Trainee. Reflexões sobre carreira e mercado de trabalho, indicações de links, divulgação de vagas de estágio e trainee. (assine)

 Clara Browne: Só quem é clarividente pode ver. Textos pessoais, com toques de assuntos variados, de cultura pop a linguística. (assine)

– Clara Madrigano: Lady Jane. Editora da Dame Blanche, escreve sobre literatura, feminismo e indicações de leitura. (assine)

– Contém um conto. Newsletter da Companhia das Letras que envia trechos de contos publicados pela editora. (assine)

D

– Daniel Galera: Dentes guardados. Newsletter do autor de “Barba ensopada de sangue”, com reflexões e bastidores do picadeiro da escrita. (assine)

– Daniele Sofe: Apofenia. Cartinha pessoal, com temas existenciais e indicações de links. (assine)

– Death to Stock Photo (em inglês). Para receber mensalmente no seu e-mail pacotes grátis de imagens. (assine)

– Duds Saldanha: Duds vs Baixo Astral. Crônicas, textos sobre cinema, séries e música para combater o baixo astral. (assine)

E

– Edgar Oliveira: Conectando pontos. Aleatoriedades e reflexões do cotidiano, curadoria de links e recomendações de livros. (assine)

– Eixo RJ – SP. Notícias e indicações sobre o que aproxima as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (assine)

 Eric Novello. Autor de “Exorcismos, amores e uma dose de blues” e “Ninguém nasce herói”, em sua newsletter fala sobre seu trabalho, literatura e dicas culturais. (assine)

F

– Fabiane Secches: Prosa. Textos sobre literatura, cinema e psicanálise. (assine)

– Fantástika 451: Boletim Fantástiko. Notícias e indicações sobre o mundo da literatura fantástica, com atualização dos eventos e novas edições da revista Fantástika 451. (assine)

– Farol Jornalismo. Notícias e tendências sobre a profissão jornalista. (assine)

– Fernanda Castro: Destinos traçados. Autora do blog The Bookworm Scientist, em sua newsletter Fernanda escreve sobre literatura e cultura pop, com diversas indicações de links. (assine)

G

– Gabi Barbosa. Correio da Gabi. Textos pessoais, sobre cinema e literatura, com indicações de leitura. (assine)

– Gabriela Brasil: Simplesfique. Newsletter sobre planejamento e organização pessoal, digital e no trabalho, com várias dicas. (assine)

 Gabriela Ventura: Marginália. Sobre literatura, cinema, quadrinhos, viagens, artes e cultura, com análises ou textos pessoais. (assine)

 Gaía Passarelli: Sharing is caring. Newsletter quinzenal sobre cultura, viagem, comportamento. Coisas legais para ver, ler e ouvir, com foco em conteúdo criado por mulheres na internet. (assine)

– Gapping void (em inglês). Textos inspiradores sobre design e liderança, com histórias sobre o mundo do trabalho ilustradas. (assine)

– Granada. Histórias escritas por mulheres. (assine)

H

– Hysteria das Galáxias. Uma curadoria de indicações poderosas de músicas, podcasts, vídeos, filmes, documentários, artistas, leituras e iniciativas feministas. (assine)

I

– Iconic Network. Newsletter inspiracional para ilustradores e criativos. (assine)

– Isadora Sinai. Não tenho critério, mas tenho princípios. Textos pessoais, cinema e literatura (assine)

– Izabel Lima: Estante de bibliotecária. Newsletter mensal sobre bibliotecas, Biblioteconomia, leitura e outras indicações. (assine)

J

– Jana Viscardi. Newsletter com indicações de filmes, ideias, livros, canais no Youtube, podcasts e percepções sobre o mundo, uma ou duas vezes por mês. (assine)

 Jens Lennartsson: An excerpt from Jens Lennartsson’s Log (em inglês). Fotógrafo que escreve sobre suas viagens, arte e reflexões sobre a vida. (assine)

– Joanna Maciel: q q tá acontecendo. Newsletter pessoal da ilustradora, com reflexões, referências e quadrinhos curtos. (assine)

– Jonathan Holdorf. Em cartinhas enviadas às segundas, o fotógrafo conta suas inspirações para as suas fotografias, que disponibiliza em uma galeria de arte dentro da newsletter. (assine)

 Jornal RelevO: Enclave. Um apanhado de referências sobre arte, história, literatura, música e esquisitices diversas, com muito bom humor. (assine)

– Juju Gomes: Nerdices e afins. Com indicações sobre cultura pop, dicas culturais, recomendações de leituras e punhados de links. (assine)

– Juliana Cunha: Já Matei por Menos. Newsletter com os últimos textos, resenhas e crônicas publicados no site da escritora. (assine)

– Julie Zhuo: The Looking glass (em inglês). Reflexões sobre o mercado de design, com respostas às perguntas dos assinantes. (assine)

K

– Kotkke.org: Noticing. (em inglês) Newsletter de um dos mais antigos blogs da internet, traz uma rodada de notícias, indicações e ideias interessantes que estão rolando no mundo. (assine)

L

– Letícia Arcoverde. Femrecs. Uma newsletter sobre cultura pop feita por mulheres. (assine)

– Loma Sernaiotto: A fabulosa newsletter da Lominha. Dicas para produtores de conteúdo. (assine)

– Lucas: Acelera cometa. Textos pessoas, indicações de links, leituras e arte. (assine)

– Lucas Bleicher: Literatura, queijo e fórmula 1. Uma newsletter sobre nostalgia, jogos de tabuleiro, música e ciência. (assine)

– Lucas Mota. Autor do livro “Boas meninas não fazem perguntas”, em sua newsletter compartilha novidades de seu trabalho. (assine)

M

– Mafagafo Revista. Newsletter com novidades sobre a revista Mafagafo, publicação independente e digital de ficção especulativa brasileira. (assine)

– Maki de Mingo: Desancorando. Cartinha com textos pessoais, indicações bacanas, dicas de escrita e organização. (assine)

– Manoush Zomorodi: Note to self (em inglês). Newsletter com os episódios do podcast “Note to self”, sobre comportamento e tecnologia, além de um compilado de links relacionados ao assunto do episódio. (assine)

– Mari Mendes: Atenciosamente. E-mails mensais com reflexões, dicas de leituras e de músicas. (assine)

– Mari Messias: Tenho pensado. Textão para quem é de textão, com ótimas reflexões sobre temas diversos. (assine)

– Maria Popova: Brain Pickings Weekly (em inglês). Um compilado semanal dos melhores artigos do site “Brain Pickings”, sobre arte e literatura. (assine)

– Márcia Dantas. Palavras e sonhos. Newsletter com conteúdo exclusivo da autora, com textos pessoais ou sobre seus trabalhos e projetos. (assine)

– Mariana Neri: Mops. Uma newsletter sobre música, com indicações de lançamentos, artistas, álbuns, músicas e shows. (assine)

– Mayara Barros: Naive Heart. Uma newsletter onde a autora compartilha seu processo de escrita, fala sobre RPG e a relação entre esses dois mundos. (assine)

– Meio. Newsletter diária com principais notícias do dia, brevemente comentadas. (assine)

– Moreno Barros: Morenovski. Uma curadoria diversa de links, notícias e indicações de alguém que cava fundo na internet. (assine)

– Mulheres que escrevem. Criada por Taís Bravo e Natasha Ísis, é uma newsletter colaborativa que traz textos de autoras diversas sobre o ofício da escrita. (assine)

N

– Nathalia: Drops. Todas as terças, Nath compartilha pequenas doses de inspiração (assine)

– Nexo Jornal: A_nexo. Um boletim de notícias diário, para acompanhar tudo o que importa logo pela manhã. (assine)

– Nick Cave: The Red Hand Files (em inglês). Newsletter onde o músico australiano responde perguntas dos leitores sobre arte, criação, música, filosofia e relações humanas. (assine)

– Nilsen Silva: NilsLetter. Crises, livros, e outras coisinhas, sem periodicidade definida. (assine)

– Noite clandestina. Todo email, um poema e obra visual de artistas selecionados, conhecidos ou nem tanto. (assine)

O

– Olivia Maia: Rabiscologia. Autora de “A última expedição” e “Trégua”, a newsletter da Olivia trata de literatura, arte e reflexões, relatos de vida da escritora e traz os últimos rabiscos da louca da casa. (assine)

P

– Perestroika: O Spam. Informativo da Perestroika, direto ao ponto com indicações de links interessantes nas curadorias: Criativo, Subversivo, Sensível e Do Bem. (assine)

R

– Rafael Fulanetti: Hipster dos avessos. Newsletter com indicações de bandas, álbuns e novidades musicais no geral. (assine)

– Raphael Fernandes: Superfuzz. Quadrinhos, literatura, cultura pop, entrevistas, indicações de leituras e links. (assine)

– Read this thing (em inglês). Uma newsletter que te recomenda um link por dia para um artigo jornalístico, sobre assuntos variados. (assine)

– Renan Bernardo. Autor brasileiro de ficção científica, traz indicações sobre literatura, tecnologia, futuro, História, fantasia, ficção científica e  terror. (assine)

– Renata Côrrea. Autora de “Vaca e outras moças de família” e roteirista, Renata escreve em sua newsletter sobre cinema, cultura e feminismo. (assine)

– Revista AzMina. Newsletter semanal com o conteúdo jornalístico publicado no site, com uma abordagem feminista feita para contemplar a diversidade das mulheres. (assine)

– Rodrigo Ghedin. Newsletter pessoal com indicações de leitura e reflexões pessoais. (assine)

– Rodrigo Ghedin: Manual do Usuário. Dicas e reportagens semanais sobre gadgets, redes sociais e tecnologias do dia a dia. (assine)

– Rodrigo van Kampen: Viver da Escrita. Textos com dicas para escritores e para quem trabalha com produção de conteúdo, com links e referências. (assine)

S

– Sarah Cooper: The Cooper Review (em inglês). Charges com sátiras sobre o mundo corporativo. (assine)

– Seth Godin (em inglês). Newsletter com as últimas atualizações do blog do autor, com textos sobre comunicação, internet, empreendedorismo e comportamento. (assine)

– Sociedade dos autores vivos. Newsletter do canal de Youtube do mesmo nome, onde suas donas, Bells e Marina, abordam questões LGBTQ+ em meio a indicações de filmes e livros. (assine)

– Sofia Soter: One girl in all the whatever.Textos pessoais e indicações de links sobre literatura e internet. (assine)

– Soraya Coelho. Cortesia da casa. Dicas de escrita, planejamento e indicações de leitura. (assine)

– Startup da Real: [Alt + tab]. Indicações interessantes e comentários sobre o mundo do empreendedorismo (assine)

– Stephanie Borges: A cartinha de banalidades. Newsletter que mergulha no mundo da literatura, tradução e poesia, com dicas de leituras, indicações e links interessantes. (assine)

T

– Taís Bravo. Trajetos de escrita. Escritora, poeta e uma das criadoras da iniciativa Mulheres que Escrevem, compartilha em sua newsletter textos pessoais, o que está lendo e escrevendo. (assine)

– Taizze Odelli: Sou meio vagabunda, mas sou uma boa pessoa. Indicações de leituras, links, comentários sobre cultura pop e textos pessoais. (assine)

– Tati Alves: Vinte e poucos anos e outros contos. Textos sobre o cotidiano e reflexões sobre a vida adulta. (assine)

– Tatianne Dantas: Um Lapso Sutil. Textos sobre psicanálise, literatura, feminismo e cultura pop. (assine)

– Tayná Saes. Sutilezas Atômicas. Pequenas doses semanais de miudezas e palavras carinhosas para salvar o dia. (assine)

– Tempos Fantásticos. Newsletter quinzenal para acompanhar as novidades do jornal satírico que traz notícias sobre o futuro, presente e passado alternativos. (assine)

– Thaís Godinho: Vida organizada. Organização, produtividade e trabalho. (assine)

– The brief. Informação, análise, opinião e humor sobre o mundo de tecnologia e negócios. (assine)

– The Nib (em inglês). Para receber na sua caixa de entrada quadrinhos e tirinhas de diversos autores. (assine)

– The public domain review (em inglês). Histórias curiosas, ideias e trabalhos artísticos interessantes, com foco em obras que entraram em domínio público. (assine)

The Rec Center (em inglês). Newsletter semanal sobre cultura pop, especializada em notícias de fandoms, além de divulgar links para fanfics. (assine)

 Thomaz Amancio: Ócio Compulsivo. Newsletter com textos, notícias e críticas sobre literatura, música, cinema, arte e pensamento. (assine)

– Tor.com (em inglês). Newsletter que traz um apanhado dos últimos artigos do site, especializado em ficção científica e fantasia, além de links para os contos originais da semana. (assine)

– Twiteken: Palavrinha. Newsletter semanal com inspirações e notícias com o que está rolando de legal no mercado da comunicação. (assine)

V

– Valeska. Val Vieira. Um pouco sobre a vida e o cotidiano, com textos sobre livros e filmes (assine)

– Valkírias. Newsletter que aborda cultura pop sob o eixo da representatividade e feminismo. (assine)

– Vitor Martins. Ilustrador e autor dos livros “Quinze dias” e “Um milhão de finais felizes”, em sua newsletter fala sobre seu trabalho, cultura pop, escrita, literatura, inspiração e vida criativa (assine).

W

– Work in progress (em inglês). Compilado com os últimos artigos do site, que trata sobre os bastidores da escrita, entrevistas com autores e trechos de livros. (assine)

Y

– Yamacat: Buraquinha. Entrevistas com gente que cria e faz arte, para falar de processo criativo e conhecer novos artistas. (assine)

Z

– Zenda Libros (em espanhol). Indicações de livros e compilação dos últimos artigos sobre literatura publicados no site. (assine)


Escreve ou acompanha alguma newsletter bacana & ativa, em qualquer idioma? Deixe nos comentários. Esta lista estará em constante atualização.


Assine grátis minha newsletter:

powered by TinyLetter

Se essa lista te ajudou, você pode agradecer com o valor de um café :)

>> Outras formas de me apoiar <<

Escritora, ilustradora, ilusionista. Conto quem eu sou um livro por vez.

9 comments On Minha Central de Newsletters

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar

Receba novos posts por email

Saiba em primeira mão quando tiver leitura nova por aqui, beibe

Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username

Visite minha loja

Minha central de newsletters

Downloads