Minhas propostas para um 2019 criativo

Posso não ter controle nenhum sobre a realidade que me é dada quando atravesso o portal dos anos, mas ainda sou capaz de criar minha própria realidade.

O que posso e o que quero: é tudo o que está ao meu alcance.

Faço então propostas para um ano mais criativo que são, sobretudo, para mim mesma. Não são metas, que focam demais no objetivo, no ponto de chegada; são propostas que me motivam a continuar criando, que me fazem olhar para o processo. 

São propostas que me ajudam a curtir o meio do caminho.

Será minha jornada, mas deixo aqui para quem mais quiser usá-las.


Escreva.

Escreva todos os dias. Registre suas ideias, sentimentos, o que aconteceu no seu dia. Escreva, mesmo que poucas linhas. Escreva, mesmo que uma lista. Mas escreva todos os dias.

Escrever é investimento. É guardar numa máquina do tempo um pedaço da sua vida que você vai poder acessar no futuro. Sempre que precisar.


Faça algo que possa transformar num hábito.

Não importa o que seja, nem a qualidade do resultado. Persiga, antes de tudo, a frequência. Algo que você possa fazer todos os dias, ou todas as quintas, ou aos finais de semana, ou uma vez por mês.

Assumir o compromisso é ferramenta para encontrar 1) algo que você realmente goste de fazer; 2) uma forma de fazer melhor, tornar mais simples; e 3) seu estilo, sua voz ganhando definição ao decorrer da repetição.


Escolha um tema.

Algo que você goste, que desperte sua curiosidade, algo que você queira aprender ou um assunto para pesquisar. 

Persiga seu tema sempre que possível, de todas as formas que você conseguir. Torne-se um colecionador do seu tema: colete-o em fotos, links, anotações, leituras, desenhos; busque-o em filmes, em viagens, em conversas.


Antes do ano chegar ao fim, olharemos para trás. Não para julgar ou procurar fracassos e erros; mas com o olhar generoso de quem assiste à própria evolução. 

Então poderemos avaliar:

O que conseguimos criar? O que aprendemos nesse caminho? O que descobrimos sobre nosso processo criativo? Fizemos algo que não esperávamos fazer? 

Spoiler: teremos crescido. Teremos aprendido muito. O processo é o melhor professor.


Gosta do que escrevo? Me pague um café!

4 comments On Minhas propostas para um 2019 criativo

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar