Saudade de blogar, né minha filha

“Sobre o que a gente costumava escrever nos blogs naquela época, hein?”

Foi numa conversa com a Gabi Barbosa que a pergunta surgiu. Falávamos sobre a vontade de escrever mais no blog, mas da dificuldade de encontrar motivo ou tema que nos levasse a postar. Era outro rolê escrever antes de sermos todos sequestrados pela lógica das redes sociais. O pensamento geral passou a ser escrever (ou postar) o que engaja, o que gera likes; todo mundo focado demais nos números e menos nas palavras.

Fico sim toda saudosista de um tempo que já se foi porque microblogar no Twitter ou escrever textão no Insta não é a mesma coisa, não adianta.

Algumas redes sociais tentam mimetizar essa entrega, podemos fazer threads no Twitter e textões no Facebook e no Instagram. Mas, além de usarmos essas mídias sociais de um jeito diferente, de um jeito muito mais acelerado, elas te engessam no padrão delas, no formato que disponibilizam, o que dá a sensação de que muitas contas são absolutamente iguais.

Gabi Barbosa

Mergulhadas por completo na nostalgia dos tempos áureos dos blogs, e como tenho cada vez mais me entendido como uma alma retrô, resolvemos ressuscitar o espírito das blogagens coletivas, quando uma comunidade de pessoas que escreviam em blogs se reuniam em torno de um tema, cada um trazendo sua perspectiva única a respeito dele.

Assim criamos a Estação Blogagem: um chamado para quem está com saudade de blogar e um desafio para quem está com vontade de escrever, mas precisa daquele incentivo da galera para soltar o braço.

Achamos que o trazer o Tarô como primeiro tema seria capaz de nos inspirar o suficiente para criar esse ritual de escrita de volta para nossas vidas!

Identidade visual da blogagem coletiva: uma janela estilo Windows 95, com o título Estação Blogagem. Dentro da janela, em forma de ícones de computador retrô: o símbolo de uma mão com o olho dentro e a legenda blogagem coletiva.sys; a ilustração de um baralho de tarô com a legenda tema_tarô.exe. Abaixo, os ícones dos naipes: uma taça meio cheia para o naipe de copas.txt. Um graveto com duas folhas para o naipe de paus.txt. Três moedas com uma estrela para o naipe de ouros.txt. Uma espada para o naipe de espadas.txt

Durante o mês de novembro, cada semana será regida por um naipe do tarô, que vai servir de inspiração para você escrever sobre o que quiser. Nem precisa manjar de tarô ou mesmo falar sobre ele: assim como na vida, ele oferece esses símbolos que vão ser um guia na hora de produzir os textos.

Vale de tudo: poemas, crônicas, alguma história pessoal, listas de curadoria, texto sobre livros, séries, receitas, enfim, o que você achar que se relaciona com o naipe da vez! Pode escrever quantos textos quiser. Pode pirar.

Para participar, é só sinalizar no seus posts que eles fazem parte do Estação Blogagem, usando a hashtag #estacaoblogagem ao compartilhar nas suas redes sociais. Criamos banners para você inserir nos posts temáticos, é só salvar as imagens abaixo!

Você também pode deixar o link para seus posts nos comentários aqui no blog. Depois vamos reunir os posts participantes em uma página bonitona, queremos demais você com a gente nesse bonde!

Programação

Dentro de uma janela retrô estilo Windows 95, com fundo vermelho, o ícone de paus.txt e o texto: Esse post faz parte do Estação Blogagem, que busca unir quem estava com saudades de blogar e dar o empurrãozinho que faltava para voltar. Tema de 01 a 07/11. No rodapé as arrobas @alinevalek e @umacertagabi

tema de 1º a 07 de novembro: PAUS

O naipe de paus está ligado diretamente à energia do fogo e basta pensar no significado dese elemento para a humanidade — nós não vivemos sem ele. É um naipe impulsionador, dinâmico e que fala da nossa criatividade. O que te sustenta? O que te estimula? O que te dá paixão? Publique no seu blog e participe da blogagem coletiva compartilhando com a hashtag: #estacaoblogagem.

Dentro de uma janela retrô estilo Windows 95, com fundo roxo, o ícone de espadas.txt e o texto: Esse post faz parte do Estação Blogagem, que busca unir quem estava com saudades de blogar e dar o empurrãozinho que faltava para voltar. Tema de 08 a 14/11. No rodapé as arrobas @alinevalek e @umacertagabi

tema de 8 a 14 de novembro: ESPADAS

O naipe de espadas diz sobre algo que acontece no plano mental: a racionalidade, a ideologia, a verdade. Mas também fala sobre os problemas que só existem na nossa cabeça, que tanto nos pressionam e criam grandes conflitos internos. Que tal falarmos mais sobre isso? Publique no seu blog e participe da blogagem coletiva compartilhando seu post com a hashtag: #estacaoblogagem.

Dentro de uma janela retrô estilo Windows 95, com fundo verde, o ícone de ouros.txt e o texto: Esse post faz parte do Estação Blogagem, que busca unir quem estava com saudades de blogar e dar o empurrãozinho que faltava para voltar. Tema de 15 a 21/11. No rodapé as arrobas @alinevalek e @umacertagabi

tema de 15 a 21 de novembro: OUROS

Terra, trabalho, dinheiro, produtividade, o suor do rosto: cabe muita coisa dentro do baú do naipe de outros. O que acontece se você jogar essa riqueza na escrita? Publique no seu blog e participe da blogagem coletiva compartilhando com a sua hashtag: #estacaoblogagem.

Dentro de uma janela retrô estilo Windows 95, com fundo azul, o ícone de copas.txt e o texto: Esse post faz parte do Estação Blogagem, que busca unir quem estava com saudades de blogar e dar o empurrãozinho que faltava para voltar. Tema de 22 a 28/11. No rodapé as arrobas @alinevalek e @umacertagabi

tema de 22 a 28 de novembro: COPAS

O naipe de copas é um símbolo associado à água, emoções e assuntos do coração — hora de escrever sobre aquilo que preenche nossos cálices… quais histórias esse naipe te inspira a contar? Publique no seu blog e participe da blogagem coletiva compartilhando seu post com a hashtag: #estacaoblogagem.

Escritora, ilustradora, ilusionista. Conto quem eu sou um livro por vez.

8 comments On Saudade de blogar, né minha filha

  • Aline, ideia linda! E que coincidência legal: criei um desafio de escrita para este mês também. Com o “fagulhas” quero instigar a escrita de poemas durante o mês de novembro. Tenho publicado minhas realizações no meu blog também (claudinemesmo.wordpress.com). Espero que essa não-tão-nova-moda pegue!
    Nas redes sociais estou organizando as postagens dos participantes na hashtag #umafagulhapordia, já que nem todo mundo mantém um blog.

    Tô animada com este retorno dos blogs. Obrigada por isso.
    Um beijo!

  • Tô dentro. Vocês me instigaram a escrever sobre Tarot, um assunto que estudo há bastante tempo mas sobre o qual não publiquei quase nada. Obrigado. :)

  • Amei a iniciativa, e o que me motivou de verdade a voltar pros blogs recentemente foi observar o quanto de ideias inúteis que acabam no Twitter poderiam gerar um post igualmente inútil, mas divertido, se eu me dedicasse um pouquinho mais. Vou adorar acompanhar os posts, vamos que vamos!
    beijs

  • Se eu amei? CLARO! Eu escrevi no meu blog no fim de setembro sobre isso, sobre querer voltar, sentir saudade de blogar. Passei um tempão migrando meus texto de um domínio antigo para um novo e tá lá, o blog querendo existir, pulsando. Um super incentivo essa blogagem coletiva. Só tenho a agradecer.

    E como eu me enrolei, procrastinei tudo o que pude , o texto saiu aos 45 do segundo tempo. Mas saiu!

    https://clandestini.org/blog/rotinas-marcadas-por-genero-na-cultura-escolar/

  • Oi, Aline!
    Gostaria que você descrevesse as imagens temáticas no post. Obrigada.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar

Receba novos posts por email

Saiba em primeira mão quando tiver leitura nova por aqui, beibe

Visite minha loja

Apoie

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Minha central de newsletters