Resenhas rápidas: músicas de jovem

Envolvimento
MC Loma

A estética e autenticidade de MC Loma são fascinantes. Ela encarna o puro suco de Brasil em muitos sentidos: conduz um hit chiclete que, como ela bem avisa, “na sua mente vai ficar”; o clipe é de baixo orçamento, com efeitos de luz, locações, figurino e maquiagem feitos para reforçar aquele ar de produção caseira. Detalhe para a cadeira de sol do Club Social, as garotas dançando no chuveiro do quintal de alguém, as cenas gravadas na rua: elas estavam genuinamente se divertindo. Há um deboche encantador nisso tudo; talvez MC Loma, sensualizando de batom laranja-neon, e as Gêmeas Lacração, abanando a líder com folhas de um pé-de-mamão, estejam tentando nos passar a mensagem de nos levar menos a sério. Cebruthius!

Siempre Triste
Gianluca

Considerado o príncipe do trap chileno, Gianluca canta que não se estressa, vive a vida tranquilo, afinal, sabe que não vai chegar ao topo mesmo. Quase um hino rebelde contra o pensamento estabelecido que é preciso ser mais, ter mais, ser sempre feliz. Ele não tem o menor problema de se assumir triste, enquanto toma uma água de coco na piscina, com a mesma empolgação de uma boia murcha. A estética do clipe é genial: mistura cliparts, gifs, recortes pixelados, transições duvidosas e letterings atravessados na tela, lembrando algo meio tumblr, meio insta stories, meio internet dos anos 90. Fora as cenas mostrando tazo de Pokémon e a fixação com o melão. Cadê vídeos tentando explicar as milhares de referências contidas nesse clipe? Acho que merece.

Icon
Jaden Smith

Apesar de ser de uma realidade bastante mais privilegiada que a dos jovens anteriores, afinal, estamos falando do filho de Will Smith, Jaden também aposta nessa estética do “feio descolado”. O exagero das correntes, os dentes de ouro, o cabelo oxigenado: Jaden parece ter se esforçado para se embarangar (um esforço inútil?). Com passinhos de dança que só alguém que nunca precisou pisar num escritório poderia fazer, Jaden canta sobre o que significa viver sendo um ícone, isso enquanto aparentemente espera por um guincho para o seu carro (mas vem cá, filho, todas essas portas precisam MESMO estar abertas?). Tal qual MC Loma e Gianluca, Jaden também abre uma janela para a sua realidade, que não é menos válida por ele estar no topo do mundo.


Texto originalmente escrito em junho de 2018, então talvez essas músicas não sejam mais tão de jovem assim. O tempo voa.

Escritora, ilustradora, ilusionista. Conto quem eu sou um livro por vez.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar