Fazer sozinha

texto originalmente publicado em março de 2016, na edição #104 da extinta newsletter Bobagens Imperdíveis, e aqui publicado com comentários atualizados da autora


Passo muito tempo sozinha. O que não tem aqui o significado de “oh, coitadinha, não tem ninguém”. É mais no sentido de ser uma rotina mesmo. Tem a ver com o tipo de trabalho que escolhi para mim. Se eu tivesse escolhido trabalhar com música, por exemplo, talvez isso seria um pouco mais difícil. Teria que trabalhar com uma banda, frequentar estúdio, fazer shows, ensaiar com outras pessoas.

Acredito que já tenhamos superado o momento de achar que trabalhar em casa é molezinha, à medida que os artigos no Medium a favor do home office foram sendo, aos poucos, substituídos por textos do tipo “a grande mentira de trabalhar em casa” ou “como passei a trabalhar em casa e deixei de ser produtivo”. Então vou pressupor que você sabe (ou imagina) que não é nenhuma maravilha trabalhar em casa, sozinha. Não que algum dia eu tenha nutrido alguma ilusão de que seria diferente. 

Para muita gente, o que jogou água nesse chope de trabalhar em casa foi a procrastinação. Muitos estímulos, muitas oportunidades de simplesmente deixar o trabalho de lado e tirar uma soneca, jogar video-game ou fazer uma faxina surpresa no armário. Para mim, o perigo é outro. É não ter mais noção do quanto eu estou trabalhando, porque o trabalho acontece também no meu lugar de descanso. E aí acabo trabalhando sem parar. 

nota da autora: ler nesse texto coisas que não são mais realidade me fizeram perceber o quanto amadureci nos últimos anos. Consigo ter uma relação mais saudável com o trabalho, hoje. Tempo é tudo.

Entro num vórtice tão pirado que esqueço de coisas meio básicas, como beber água. É possível que eu tenha passado dias inteiros sem beber um único copo d’água – não sei o que acontece, simplesmente não sinto sede, meu corpo foi adaptado para viver em cenários desérticos, tipo Brasília ou o mundo de Mad Max. Mas é algo que não posso permitir, tenho que me esforçar, criar o hábito. 

Porque o corpo cobra. E não quero esperar meu rim cuspir alguma pedra na minha cara para me lembrar de tomar água. 

nota da autora: aproveite o lembrete e tome água agora.

O único marco capaz de me despertar dessa rotina de trabalho é quando, todos os dias e pontualmente às 19h30, Aurélio, meu gato sistemático (o preto), vem me cutucar para eu ir à cozinha servir a comida dele. Não digo “cutucar” no sentido figurado: ele fica de pé e usa a patinha para me dar tapinhas no braço, enquanto mia insistente como quem diz “faz o favor de sair da frente desse computador?” 

Isso me irritava, e eu respondia o gato dizendo para deixar de ser tão egoísta e exigente, que a vasilha de ração nem estava vazia ainda – passar tanto tempo sozinha tem como efeito colateral discutir racionalmente com gatos. Então passei a entender que o interesse dele não era pela comida, e sim em me fazer parar de trabalhar. 

Aqui em casa criamos a teoria de que os gatos conseguem sentir vibrações que não conseguimos, e a minha exaustão em passar tantas horas seguidas trabalhando acaba sendo percebida primeiro pelos gatos do que por mim; um cansaço invisível que para eles deve soar como um sino escandaloso que os tira de sua sonequinha gostosa.

nota da autora: a saúde mental dos gatos parece refletir a minha. Eles são muito menos estressados hoje em dia. Agora são apenas folgados mesmo.

Então passei a obedecer o gato – e o fato de eu ter que seguir orientações de um bicho que se diverte com caixas de papelão talvez seja um bom indicativo de que não funciono bem sozinha. 

Aí entramos no ponto principal deste texto, que nem é sobre o aspecto “em casa” do meu trabalho, mas sobre o aspecto “sozinha”. Ainda que eventualmente envolva lidar com outras pessoas, meu trabalho é solitário. Preciso produzir, resolver problemas e tomar decisões, tudo sozinha. Ainda que com o apoio de alguém, são atividades que cabem a mim. 

Talvez seja isso o que tenha me levado a trabalhar como escritora. Se eu soubesse fazer as coisas de outra forma, como trabalhar em grandes equipes, eu trabalharia com algo como cinema. Seria legal. 

Não tenho certeza se foi um pintor ou um escritor que uma vez disse: “encontramos o próprio estilo quando não conseguimos fazer as coisas de outra maneira”

Desde sempre tenho essa tendência a buscar domínio de todas as etapas necessárias para contar uma história. Por essa razão aprendi a desenhar; queria fazer meus próprios quadrinhos e ilustrar meus próprios personagens. 

Tento aprender de tudo que tenha a ver com o que faço e com a forma que quero fazer as coisas. 

Tento ao máximo não depender de ninguém. Mas dependo. 


No jardim de infância, uma vez a professora nos levou para uma atividade no parquinho. Ela lançou um desafio para entreter (controlar) a criançada: tínhamos que formar duplas ou trios para ver quem conseguiria juntar o maior montinho de areia. 

Fiz sozinha, obviamente. 

E do jeito mais difícil. 

nota da autora: sofrer sozinha, tem narrativa mais cristã que essa?

Queria porque queria fazer meu montinho no canto do parque, o que me obrigava a andar até o outro lado, onde tinha mais areia, e voltar para colocar no montinho, tudo contando apenas com um par minúsculo de mãos para carregar o material. 

Eu estava orgulhosa do meu montinho: tinha um formato perfeito, uma consistência homogênea, porque selecionei bem a areia, que era mais molhadinha e escura, o que também fez meu montinho ficar mais firme. 

No momento em que olhei para meus colegas, percebi que todos já estavam construindo montinhos três, cinco, até dez vezes mais altos que o meu.

A professora encerrou o tempo e declarou os vencedores, que tinham construído uma admirável torre de areia, apesar de meio torta e disforme. Mesmo os que não ganharam se sentiram aliviados de alguma forma por não terem ficado em último lugar; afinal, ainda podiam apontar para o menor montinho, e esse era o meu. 

A história do montinho vem em boa hora porque é exatamente assim que me sinto hoje. Fazendo um esforço imenso para construir algo sozinha, com minhas mãos, mas ver que todo esse esforço não está me levando muito alto. 

Sozinha não é impossível, mas é mais difícil e demora muito mais. 

Talvez seja um indicativo de que, se posso aprender a dominar todas as etapas do processo, posso aprender a incorporar mais um par de mãos para me ajudar a fazer esse trabalho e, quem sabe assim, construir um montinho maior. 

nota da autora: eu não sabia ainda que mais importante que incorporar mais par de mãos é incorporar mais cabeças. Ainda que não trabalhem diretamente comigo e eu continue a maior responsável por tomar decisões, envolver mais pessoas no meu processo só o tornou mais rico.

Mas o fazer sozinha não deixa de ser importante, porque é a base, a estrutura. O fazer sozinha permite desenvolver algumas habilidades importantes, essenciais, que talvez precisem vir antes de mais um par de mãos, de mais gente trabalhando junto. 


O fazer sozinha ensina a ser como a aranha. 

Sim, a aranha, a de oito patas. 

Aranhas são trabalhadoras solitárias. Sozinhas, constroem suas teias – as que constroem teias, claro, porque nem todas têm essa habilidade.  

É um trabalho criativo: elas tecem formas complexas e sofisticadas suspensas no ar, feito mandalas ou labirintos, desenhados a partir de um único traço. Tiram de suas entranhas o material – aminoácidos proteicos – que, ao entrar em contato com o ar, cristalizam-se na forma de um fio flexível, elástico, resistente. 

Aranhas precisam ser versáteis com seu talento. Usam sua teia para capturar a presa, mas também para construir casulos, abrigos, fazer adornos, guardar o alimento, pular de um lugar para o outro. Também precisam aprender a construir teias diferentes. Experimentar novos formatos. Afinal, cada captura exige uma estratégia diferente. 

O resultado do seu trabalho é uma estrutura muito resistente – cinco vezes mais forte do que o aço, tão firme que pode se esticar bastante sem se romper. É algo com consistência, firmeza.  

Mas apenas seu talento para criar algo assim não basta. Acima de tudo, a aranha sabe esperar. Trabalha muito, trabalha sozinha, constrói algo bem firme e então espera. Tem paciência. 

A espera é importante porque, quando o trabalho é bem feito, a recompensa vem. A aranha sabe disso. E espera. 

Fazer sozinha é cansativo, difícil, exige muito. Mas é nesse processo artesanal que se aprende: coisas novas, formas de aperfeiçoar o que já fazemos e, sobretudo, sobre nossos limites.

Sozinha aprendi que preciso de mais tempo para fazer coisas que conseguiria mais rapidamente a ajuda de outras mãos – como construir montinhos de areia bem altos. 

Mas de nada adianta oito braços se não for para focar num trabalho consistente, firme, bem feito. Chegar mais alto é bom, mas não é tudo. Crescer rápido não é tudo. É a consistência desse trabalho que permite que  não só possamos crescer, mas permanecer. 

E é em busca disso que continuo aqui, por enquanto sozinha, com o meu trabalho de aranha.


Assine grátis e receba no seu email os textos da minha atual newsletter. Venha me fazer companhia:

powered by TinyLetter

Escritora e apresentadora. Conto histórias em livros e no podcast Bobagens Imperdíveis.

18,043 comments On Fazer sozinha

  • Informative article, exactly what I wanted to find.

  • I absolutely love your blog and find most of your post’s to be what precisely I’m looking for.
    Do you offer guest writers to write content for
    you? I wouldn’t mind writing a post or elaborating on a few of the subjects you write about here.

    Again, awesome site!

  • To pursue a profession in sports details, you must have an undergraduate education in communications or
    journalism. Many organisations also need a masters degree in activities administration or supervision. In addition to be able to using a bachelor’s degree, you need to have at least two years of professional experience within the field.
    To gain experience in this particular field, you can take
    up an internship during university. COSIDA offers training and professional enhancement
    opportunities to associates. The association in addition features a job plank.

    Gamblers, on typically the other hand, perform not worry about typically the mental health challenges of professional tennis player Naomi Osaka,
    or the tale of NBA superstar LeBron James opening a school regarding at-risk youth within Akron, Ohio.

    These kinds of are interested in who’s using tonight, who will be hot, who might get traded, and who is injure.
    Inside the digital age group, this information doesn’t remain exclusive regarding long.
    Sports literature, which investigates the social impact
    associated with sports, is less valuable.

    In improvement to managing a new sports team, an information director need to report to the
    particular media accurate plus timely statistics concerning sporting events.
    The baseball game, for example, requires accurate recording in the playing baseball average of participants and the pitcher’s earned run regular,
    while a sports game requires saving the passing
    back yards and touchdown completions of quarterbacks.

    Is actually critical that the information director possess accurate,
    updated details about the team in order to be able to maintain credibility amongst the public.

  • Jetbahis TV | Canlı Maç İzle | Jetbahis Giriş | Jet Bahis Mobile, Bonus Kampanyaları, kazandırma oranı yüksek casino oyunları, güvenilir canlı bahis …

  • Advocates for defunding the authorities were upset by this telephone call for more financing for
    an establishment that is seldom held answerable and also whose presence
    does not constantly lead to neighborhood security.” Rosas claimed. “I would certainly such as for him to resolve
    his strategy to release our area members from detention. The extension of
    the CTC in the American Family members Plan was one of one of the most efficient as well as successful policies
    from the Biden management, as it lifted greater than 3 million children out of poverty
    and slashed food instability, specifically for households of color.
    Biden defined that the American Rescue Plan supplied $350 billion to hire even more cops.
    Head of state Joe Biden delivered his first State of the Union address on March 1 to bipartisan assistance and also applause, but supporters across several of the
    nation’s most pushing problems, including migration, reproductive civil
    liberties, as well as police reform, were left disappointed.

    “It’s to fund the authorities … “That was an attempt to counteract the controversy and also quell around the influence of
    the ‘defund the cops’ motto,” Enyia stated. Claude thinks Biden’s message is one more attempt to calm right-wing and moderate voters. 19 via January 2022, 152 ICE Air flights to Haiti returned concerning 16,300 travelers, and given that Biden’s launch in 2021, 189 trips have returned about 19,300 travelers.

  • Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really
    useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you helped me.

  • It’s going to be finish of mine day, but before end I am reading this impressive post to improve my knowledge.

  • Wow, this piece of writing is good, my younger sister is analyzing these kinds of things, thus
    I am going to convey her.

  • Very energetic article, I loved that bit. Will there be a
    part 2?

  • This post will assist the internet people for setting up new blog or
    even a blog from start to end.

  • Hi everybody, here every person is sharing these kinds of know-how, so it’s pleasant to read this blog, and I used to pay a visit this web
    site everyday.

  • Howdy just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your content seem to be running off the screen in Internet
    explorer. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with web
    browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the problem resolved soon. Many thanks

  • Its like you read my mind! You seem to know a
    lot about this, like you wrote the book in it or something.

    I think that you could do with a few pics to drive the message home a bit,
    but instead of that, this is excellent blog. A great read.
    I’ll definitely be back.

  • I like the valuable info you provide in your articles.
    I’ll bookmark your blog and check again here regularly.
    I am quite sure I will learn plenty of new stuff right here!
    Good luck for the next!

  • This article offers clear idea in favor of the new visitors of blogging, that genuinely how to do blogging.

  • Vai ser final do dia de minas, no entanto antes final
    estou lendo isso maravilhoso parte de escrita para melhorar meu sabe-como.

  • Asking questions are in fact good thing if you are not understanding anything entirely, except this post provides good
    understanding yet.

  • Howdy! This is my 1st comment here so I just wanted to
    give a quick shout out and tell you I truly enjoy reading through
    your articles. Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover the same subjects?
    Thanks for your time!

  • I’m extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog.
    Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Anyway keep up the nice quality writing, it’s rare to see a great blog like
    this one today.

  • I’ll immediately seize your rss feed as I can not in finding your
    e-mail subscription link or newsletter service. Do you’ve any?
    Kindly allow me know so that I could subscribe.

    Thanks.

  • If you would like to get a great deal from this paragraph then you have to apply these methods to your
    won website.

  • Hi there would you mind letting me know which hosting company you’re using?

    I’ve loaded your blog in 3 different internet browsers and I must say this blog loads a
    lot faster then most. Can you suggest a good internet hosting provider
    at a reasonable price? Kudos, I appreciate it!

  • When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added”
    checkbox and now each time a comment is added I get
    four emails with the same comment. Is there
    any way you can remove me from that service? Thanks!

  • There’s certainly a great deal to learn about this issue.
    I really like all the points you’ve made.

  • Hello just wanted to give you a quick heads up.
    The text in your content seem to be running off the screen in Firefox.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with web browser compatibility but I figured I’d post to let you
    know. The design look great though! Hope you get the problem resolved
    soon. Thanks

  • Thanks for finally talking about > Fazer sozinha – Aline
    Valek < Loved it!

  • hosting,alan adı, dedicated,sanal sunucu performans, hız, kalite olarak en iyi sağlayan firmayız.

  • Thanks for your personal marvelous posting! I
    quite enjoyed reading it, you could be a great author.
    I will always bookmark your blog and may come back later in life.
    I want to encourage you continue your great work, have a nice morning!

  • Hello, I enjoy reading through your post. I wanted to
    write a little comment to support you.

  • situs slot game terbesar 2022 di Kabupaten Batu Bara

  • Excellent web site you’ve got here.. It’s hard to find good quality
    writing likje yours these days. I truly appreciate people like you!
    Take care!!

  • Hola! I’ve been following your web site for a while now and finally got the courage to go ahead and give
    you a shout out from Huffman Tx! Just wanted to tell you keep up the great work!

  • Thanks for the auspicious writeup. It in fact waas a enjoyment
    account it.

  • Excellent beat ! I would like to apprentice while you amend yohr web

  • What’s up, after reading this amazing article i am also
    delighted to share my familiarity here with colleagues.

  • Hey just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly.

    I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different browsers and both show the same outcome.

  • We are the professional manufacturer for the paper
    tube packaging at the food grade and best price.
    Fastest shipping and samples available.

  • I do accept as true with all the ideas you have offered in your post.
    They are very convincing and can certainly work.
    Still, the posts are very quick for novices.

    May just you please lengthen them a bit from next time?

    Thanks for the post.

  • I enjoy reading a post that can make men and women think.
    Also, many thanks for permitting me to comment!

  • I slid her head over and just as I was lifting my cock to her mouth she came again this time screaming.

  • Bitcoin wallet has been nice from each sides will contribute greatly to.
    Finnish central co-ordination of the darkest sides of how does governance work in Bitcoin. And
    so many extra potential but whose brief-term value is no central bank policymakers Talking on Tuesday.
    Powell on Tuesday Powell can accomplish a gentle fork that resulted
    within the theft. A wallet capabilities otherwise from some enterprise makes use of this
    can be critically important. Block founder Jack Dorsey thinks he can tell None of the nation you are at the moment in circulation. Some
    pools will have an effect on how you might be rewarded with what’re referred
    to as block rewards. Additional will increase are
    coming they will support the new York post reported
    on Wednesday the dollar. One other cool function builds on the
    cryptocurrency was deposited on this submit I’ll do a
    P2P. 2017 was not with out difficulty for the cryptocurrency he reckons it
    might catch up. The non-public-public discussion board connects cryptocurrency like Bitcoin’s properties
    resembling its sound monetary policy. Others depend on their
    own version just like looking the internet it’s. Growth over watching as it gained
    and lost tons of of applicants inside days. Dusting off some left over
    for something as popular and priceless as Bitcoin. Bukele beforehand claimed to be out can be investing in Bitcoin different
    crypto property.

  • Great info. Lucky me I found your website by chance (stumbleupon).

    I’ve book-marked it for later!

  • Definitely believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the net the easiest
    thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people think about worries that
    they just don’t know about. You managed to
    hit the nail upon the top as well as defined out the whole
    thing without having side-effects , people could take a
    signal. Will likely be back to get more. Thanks

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Sliding Sidebar

Receba novos posts por email

Saiba em primeira mão quando tiver leitura nova por aqui, beibe

Visite minha loja

Apoie

Minha central de newsletters

Assine grátis

a newsletter mais legal da galáxia todo sábado no seu e-mail

Gosta do que escrevo?

faça uma doação marota

Curte, curte

Compre o e-book Pequenas Tiranias
Compre o e-book Pequenas Tiranias